Como desbloquear o No Fly Zone do seu Drone DJI

Empresa de Drones Chinesa permitirá desbloquear o No Fly Zone em voos profissionais

Em 2013 a gigante de drones implementou seu sistema de Geofence e de lá pra cá, vem recebendo muitos elogios e críticas por parte de autoridades, usuários profissionais e usuários comuns. Para muitos tornou-se uma obsessão descobrir uma maneira de desbloquear o no fly zone da DJI.

Se analisarmos os benefícios que o sistema traz para a segurança, é de se aplaudir a atenção dada pela DJI aos principais aeroportos do mundo, sistemas prisionais, usinas nucleares, algumas zonas de conflito, estádios e áreas de desastre. Responsável por 70% do market share do Mercado mundial de Drones, a DJI preserva sua marca e o setor, não permitindo que suas aeronaves aproximem-se de áreas de risco.

No entanto, vários tipos de serviços acabam sendo impossíveis de serem realizados a partir do momento que os Drones não permitem a decolagem em localidades próximas às No Fly Zones.

Drone invade a Casa Branca - Whashington DC - USA
Drone invade a Casa Branca em Washington DC – USA

Demandas de dentro dos próprios aeroportos, tais como inspeções de aeronaves, mapeamento e modelagem da área para modificações de arquitetura e engenharia, inspeções das instalações dos terminais e outros serviços acabavam sendo impossíveis de realizar com Drones da DJI e isto abria a possibilidade para que Drones de marcas alternativas e até Drones fabricados exclusivamente para voar em No Fly Zones, executassem as tarefas e saíssem com as glórias das missões.

Drone força cancelamentos em Congonhas
Drone força cancelamento de voos em Congonhas – SP

Pensando em missões profissionais, devidamente aprovadas e liberadas por responsáveis pelos locais considerados No Fly Zone, a DJI criou uma autorização especial e garante que a partir do envio de toda a documentação necessária, a liberação do sistema do Drone para a execução do voo ocorrerá em até 30 minutos.

Hoje um sistema de comunicação do Drone com satélites realiza o bloqueio dos voos em No Fly Zones e a partir de agora, profissionais que necessitarem realizar missões especiais nestes locais, terão exclusivamente o seu Drone liberado para voo por um determinado período.

O serviço de desbloqueio do Geofence dos Drones DJI, está disponível no endereço online www.dji.com/flysafe/custom-unlock. Você deverá informar dados pessoais, dados do seu Drone, o período necessário de desbloqueio, o motivo da solicitação e os documentos de liberação dos responsáveis pelo local onde há a restrição de voo, como um aeroporto por exemplo.

Formulário de solicitação de desbloqueio de No Fly Zone na DJI

Como desbloquear o No Fly Zone do seu Drone

Ainda não testamos o sistema para comprovar sua real funcionalidade e aderência às regras Brasileiras de utilização de Drones, desta forma lembramos que é importante verificar o local do voo e se a área possui restrições.

O Brasil possui uma das legislações mais completas e flexíveis do mundo em relação aos Drones, por isso aconselhamos a utilização dos sistemas SISANT da ANAC e SARPAS do DECEA para a regularização do seu voo. Somos os responsáveis diretos pela continuidade do sucesso e desenvolvimento do setor de Drones, que é criticamente dependente de segurança.

Para quem ainda não sabe como fazer a regularização do seu Drone, indicamos os vídeos abaixo que possuem um passo a passo simples e muito útil.

Também é aconselhável procurar conhecimento técnico com profissionais ou treinamento antes de começar a voar profissionalmente ou mesmo por hobby. Desta maneira você poderá garantir uma maior segurança pessoal, para o seu drone e para as pessoas e propriedades em solo.

Cadastro na ANAC:

Cadastro no DECEA – vídeo 1

Cadastro no DECEA – vídeo 2

 

Por: Leonardo F. Minucio
Diretor e Co-Founder da Futuriste

Colaboração: Equipe Futuriste

Compartilhe este conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *