A Revolução dos Drones no Mercado de Fotografia

Será que já está na hora de utilizar Drones no Mercado de Fotografia?

Drones no mercado de fotografia
Fonte: Dronestagram

Eu aposto como você um dia já olhou para uma foto aérea e pensou “Wow!”. Isso acontece porque provavelmente você viu algo que nunca tinha visto antes.

Houve um tempo em que tirar fotos ou realizar filmagens aéreas era extremamente caro e inviável para a maioria dos profissionais de audiovisual. Mas com o avanço tecnológico, barreiras são quebradas e nos proporcionam possibilidades que um dia foram fruto de nossas mais improváveis imaginações.

Os Drones são uma opção mais vantajosa que balões, aviões, guindastes, helicópteros e gruas

Historicamente, as fotos aéreas foram feitas principalmente a partir de aviões, balões e helicópteros. Este último meio sempre se destacou por permitir ao fotógrafo, videomaker ou cinegrafista mais versatilidade e controle em suas fotografias aéreas.

Nos últimos anos, o intenso e veloz desenvolvimento da tecnologia fez com que os veículos aéreos não-tripulados (VANT ou UAV – Unmanned Aerial Vehicle, em inglês), mais conhecidos como Drones, se tornassem uma opção interessante para os profissionais de audiovisual, permitindo criar imagens aéreas com maior agilidade e independência.

  • Em baixas altitudes, os Drones têm uma vantagem insuperável: não fazem o mesmo barulho que helicópteros e não irritam a vizinhança;
  • O Drone também é imbatível para manobrar em espaços restritos ou fechados. Especialmente interessante para fazer vídeos ou fotos publicitárias e cinematográficas;
  • Por ser bem menor, prático e transportável, o Drone é uma opção muito melhor e versátil. De quebra, seu custo-benefício ainda supera em muito as opções antigas listadas acima;
  • Tem disponibilidade praticamente instantânea;
  • Além de tudo, o Drone é uma opção muito mais segura para imagens aéreas.
Drones no mercado de fotografia
Fonte: Dronestagram

Uso de Drones para ser diferenciado no mercado fotográfico

Os Drones representam a total quebra de barreiras no mercado audiovisual para imagens aéreas. Com sua tecnologia, cinegrafistas e fotógrafos podem usar todo seu potencial criativo, chegar a lugares inalcançáveis e mostrar novas perspectivas, panoramas e transmitir totalmente seu ponto de vista às pessoas.

Conforme essa tecnologia se populariza, cresce a demanda por parte de Agências de Publicidade e Produtoras de Vídeo e Filmes para contratar esse serviço destacado de fotografia.

Hoje, atuar com Drones é um dos grandes diferenciais para qualquer profissional da área. Uma forma de estar um passo a frente da concorrência, se destacar no Mercado e conseguir clientes e trabalhos mais exclusivos. É melhor se adaptar às mudanças do que ficar pra trás não é mesmo?

Drones no mercado de fotografia

Você pode usar os Drones para:

  • Fotos inesquecíveis de Casamentos;
  • Campanhas publicitárias de destaque;
  • Marketing de grandes empreendimentos imobiliários;
  • Vídeos Institucionais;
  • Fazer cobertura de eventos como festivais e shows;
  • Eventos esportivos;
  • Jornalismo.

Melhores Hashtags para encontrar fotos aéreas no Instagram

Os Drones são uma febre mundial e com isso, criou-se uma comunidade virtual que tira e divulga as fotos na internet. Um dos canais mais utilizados para isso é o Instagram, por meio das hashtags:

  • #dronestagram
  • #dronelife
  • #droneshot
  • #droneoftheday
  • #dronefly
  • #droner
  • #dronephotography

Entre outras que podem estar sendo usadas neste exato momento por alguém que tirou uma incrível foto aérea. Fica a dica também dos sites Dronestagram e Travel By Drone que são usados para divulgar as imagens. Este último permite escolher uma localização no mundo e ver se alguém tirou e registrou a foto lá! Muito interessante 😀

Melhores Drones para Fotografia e Filmagem Aérea

Os Drones mais utilizados do mundo para fotos aéreas são os Drones da DJI. Podemos citar 3 modelos cujo uso é, primordialmente, imagens aéreas:

DJI Mavic Pro

Mavic

O DJI Mavic Pro é um Drone menor, mais portátil para profissionais do audiovisual dinâmicos que precisem de maior mobilidade para transportá-lo para qualquer lugar. Possui uma ótima câmera e é um Drone que recomendamos fortemente para qualquer fotógrafo que queira iniciar sua atuação com Drones. É aconselhável a compra do DJI Mavic Combo Fly More, pois esse combo já vem com todos os acessórios para atuar profissionalmente como baterias adicionais e diversos outros.

Especificações da Câmera do Mavic Pro:

Resolução de Vídeo: 4K – 30 fps (frames por segundo)

Streaming: 1080p

Resolução de Foto: 12MP

DJI Phantom 4 Pro

Phantom 4

O Phantom 4 é a linha de mais sucesso até hoje da DJI. Atualmente com 4 versões – Phantom 4, Phantom 4 Advanced, Phantom 4 Pro e Phantom 4 Pro Plus, certamente é o equipamento dos sonhos para todo o tipo de profissional do audiovisual moderno. A câmera do Phantom 4 é equivalente a do Mavic Pro, porém as edições mais avançadas possuem uma câmera de altíssima resolução conforme as especificações abaixo:

Resolução de Vídeo: 4K – 60 fps (frames por segundo)

Streaming: Full HD

Resolução de Foto: 20MP

DJI Inspire 2

Inspire 2

O Inspire é um Drone mais robusto, capaz de carregar qualquer câmera em seu corpo. Permite 2 operadores e a camera realiza giro 360º, o que o torna uma opção extremamente atraente para cinegrafistas e agências de publicidade. A Câmera que o acompanha, o Zenmuse X5S, possui as seguintes especificações:

Resolução de Vídeo: 5.2K – 30 fps (frames por segundo)

Streaming: Full HD

Resolução de Foto: 20.8MP

Caso queira saber mais sobre as especificações dos Drones, você pode conferir na nossa Tabela Comparativa de Drones DJI

PS: Antes de começar a pilotar seu Drone, esteja por dentro da legislação brasileira conforme esse Guia da Regulamentação dos Drones.

Compartilhe este conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *