Inspeção com Drones – O que você precisa saber

Inspeção com Drones, uma oportunidade para as empresas.

Realizar inspeção com drones ao contrário do que possa parecer, não é um investimento e sim uma economia.

Desde que a regulamentação dos Drones foi lançada em meados de 2017, pessoas e empresas começaram a entender o real potencial destas aeronaves e as vantagens de substituir métodos convencionais por voos rápidos e objetivos de drones multirotores.

Quais são as vantagens de realizar uma inspeção com Drones?

1 – Economia

Atualmente para realizar inspeções as empresas precisam basicamente de pessoas e equipamentos como andaimes, cordas, capacetes, redes de proteção entre outros.

Realizar a inspeção com drones diminuirá consideravelmente a necessidade da utilização destes recursos, inclusive liberando-os para atividades de manutenção propriamente ditas.

Vantagens de inspeção com drones

2 – Rapidez

Os drones são equipamentos que podem ficar prontos para voo em questão de poucos minutos.

Esta é uma vantagem enorme se levarmos em consideração o tempo necessário para montar um andaime, interditar uma determinada área para que aconteça a inspeção, escalar a equipe, montar equipamento de rapel e por fim realizar a inspeção na velocidade humana.

Um serviço de vistoria convencional de uma plataforma de petróleo offshore pode levar em média 14 dias para ser executado, por outro lado realizando a inspeção com drones, algumas empresas anunciam que podem realizar o serviço em até 4 dias.

Inspeção convencional de plataforma de petróleo offshore

3 – Disponinibilidade

Indústrias como as siderúrgicas, químicas, elétricas e óleo e gás são exemplos claros onde é necessária a paralização de equipamentos e parte da produção para que haja uma inspeção.

Um humano não poderia se aproximar de um flame com uma temperatura altíssima para realizar uma inspeção, ao menos que este estivesse desligado e devidamente resfriado.inspeção de flame com drone

As cifras do custo para se realizar este tipo de ação acabam ficandos altíssimas e até mesmo inviabilizando a inspeção em muitos casos, causando risco para as pessoas e para a produção.

Realizar a inspeção com drones nestes casos aumentaria significantemente a disponibilidade de toda a infraestrutura produtiva, gerando um ganho expressivo na produção.

4 – Periodicidade

Devido ao custo elevado e a inviabilidade técnica de realizar as inspeções convencionais, muitas empresas optam por fazer apenas uma inspeção por amostragem.

Na prática isto significa não realizar a inspeção em várias estruturas e depender de uma série de fatores externos para garantir a real segurança e bom funcionamento da infraestrutura de produção.

Como os drones têm o poder de realizar a inspeção em menor tempo, coletar informações de localidades antes impossíveis e agir com um custo relativamente baixo, as empresas ganham a oportunidade de inspecionar toda a área necessária e ainda diminuir o tempo entre uma inspeção e outra.

Curso de Drone para Empresas

 

5 – Segurança

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2017 ocorreram 549.405 acidentes de trabalho no Brasil e destes 2.096 morreram em serviço.

Esta estatística é preocupante para o governo e as empresas, que lutam anualmente para diminuir o número de acidentes fornecendo treinamentos, conscientização e investindo em mecanismos de segurança.

inspeção predial convencionalCertamente locais que oferecem riscos para pessoas, oferecem oportunidades para utilização de drones.

Realizar a inspeção com drones de locais altos, insalubres ou onde há risco de choque elétrico, ajudam na diminuição de acidentes de trabalho e do passivo de indenizações que as empresas têm de pagar anualmente.

Desta maneira, as áreas de segurança do trabalho de empresas de pequeno, médio e grande porte têm se interessado cada vez pela utilização de Drones para inspeções.

6 – Informação

A inspeção com Drones pode fornecer uma série de novos dados que vão auxiliar as empresas na tomada de decisões.

Estas inspeções já não baseiam-se mais apenas por imagens aéreas, os drones podem ainda utilizar sensores termais, sensores de gás, câmeras com zoom de altíssima qualidade e até gerar modelos tridimensionais para medir estruturas e até identificar pequenas rachaduras e anomalias invisíveis a olho nu.

Atualmente aplicações com inteligência artificial também tem crescido em meio às soluções para inspeção com drones.

Neste caso, os drones podem identificar automaticamente problemas que anteriormente seus operadores não conseguiriam identificar ainda durante o voo, ou softwares podem fazer posteriormente o processamento destas imagens para apontar as falhas e gerar relatórios sobre as condições do local inspecionado.

inspeção com drones de telhado termal

Onde posso aplicar uma inspeção com drones?

Existem muitas oportunidades de inspeção com drones, tais como:

  • Inspeção de fachadas de prédios, fábricas e condomínios;
  • Inspeção de telhados, chaminés, exaustores e tubos de ventilação;
  • Inspeção de pontes, viadutos e passarelas;
  • Inspeção de torres de energia, antenas, torres de celular, rádio e TV;
  • Inspeção rodovias e ferrovias;
  • Inspeção e acompanhamento de obras;
  • Inspeção de usinas eólicas e fazendas de energia solar;
  • Inspeção de plataformas de óleo e gás onshore e offshore.

Em geral os drones têm uma ótima aceitação em todas as situações de dificuldade e risco para ação humana.

Quais marcas e modelos são mais utilizados para inspeção com drones?

Os modelos multirotores são os mais utilizados em inspeções devido a sua capacidade de realizar voos verticais e a capacidade de embarcar e estabilizar os mais diferentes sensores para uma análise minuciosa do piloto e equipe de inspeção, ainda durante o voo.

Dentre os multirotores, a marca DJI destaca-se e detém a maior fatia de Mercado quando falamos em inspeção com drones.

Podemos citar modelos como Phantom 4 Pro, Mavic 2 Zoom, Mavic 2 Enterprise, Matrice 210 e Matrice 600.

Estes equipamentos têm excelente estabilidade e possuem capacidade para embarcar sensores termais, câmeras RGB de alta definição e câmeras com zoom.

Um drone que também foi muito utilizado para inspeções de plataformas de petróleo e redes de transmissão de energia, devido a sua plataforma robusta e suas certificações de resistência a água e contra incêndio é o Falcon 8, da Aztec, empresa alemã que recentemente foi adquirida pela Intel.

DJI Matrice 210

Qual a situação atual do mercado de inspeção com drones?

Com a aparente recuperação da economia brasileira, as empresas têm buscado novas soluções tecnológicas para suprir suas necessidades operacionais.

O drone é uma tecnologia já estável, com disponibilidade de produtos e soluções maduras de prateleira que vêm crescendo exponencialmente em diversos setores da economia.

Segundo dados da PwC, o setor de infraestrutura deverá ser o que mais cresce nos próximos anos, seguido por agricultura e segurança.

Portanto o momento de buscar conhecimento e investir em uma solução para atender estas crescentes demandas é agora.

Como a Futuriste pode te ajudar em relação a inspeção com drones?

Se a sua empresa procura soluções para inspeções utilizando drones, nos mais diversos ambientes e dificuldades, temos um time experiente e que vai primeiramente buscar compreender a sua necessidade para posteriormente oferecer a melhor solução da tecnologia dos drones e seus sensores.

Temos experiência na realização de inspeções em torres de transmissão de energia, modelagem de subestações, inspeção e acompanhamento de obras, vistoria de fachadas e projetos, inspeção de telhados de fábricas, centros de distribuição, prédios e condomínios, entre outros.

Caso sua necessidade seja a de treinar sua equipe, adquirir seus próprios drones e ter sua própria operação, oferecemos todo o suporte de conhecimento e consultoria necessária para sua empresa.

Entre em contato para conhecer todas as opções que a Futuriste pode oferecer sobre inspeção com drones.

 

 

Por: Leonardo F. Minucio
Diretor e Co-Founder da Futuriste

Colaboração: Equipe Futuriste

Um comentário em “Inspeção com Drones – O que você precisa saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *