Os 15 melhores acessórios para pilotos de drones
Se você já pilota drones certamente vai lembrar de um dia que foi a campo realizar um serviço e sentiu falta daquele item que resolve um problemão e se ainda não pilota, aproveite o post para se prevenir e adquirir os melhores e mais úteis acessórios para pilotos de drones antes de passar por um aperto.
Como em toda profissão, existem ferramentas e acessórios para pilotos de drones que podem ajudar a melhorar a condição de trabalho, elevar a segurança do profissional, proteger os equipamentos ou até garantir a qualidade do serviço.
Aproveite a lista e se tiver outras sugestões, comente no post para enriquecermos o conteúdo e ajudarmos outros pilotos.
1 – Neckstrap ou Alça para rádio controle
Se você alguma vez pensou que usar a alça para apoiar o rádio controle era pura vaidade ou modismo, se enganou. Este acessório é importantíssimo para duas coisas.
Garantir que rádio e dispositivo de vídeo (tablet, celular ou monitor) não caiam no chão por acidente. Já imaginou o prejuízo que você poderia ter caso quebrasse o rádio do seu drone e ainda o Ipad que estava junto com ele? Além disso ainda tem o risco de você estar em pleno voo e ficar sem o controle do seu drone.
Diminuir o desgaste do piloto do drone devido ao peso do conjunto: Quando você estiver em uma missão profissional, some o peso dos equipamentos com a tensão da execução dos movimentos e controle da aeronave. O que deveria pesar entre 1 kg e 1.5 kg acaba sendo multiplicado por dez, portanto se estiver usando a alça poderá descansar os braços entre um movimento e outro.
Link da alça para DJI Phantom (todas as versões), Inspire e Matrice: https://loja.futuriste.com.br/dji-rc-strap-alca-p-radio-controle
Link da alça para DJI Mavic (todas as versões) e Spark:
https://loja.futuriste.com.br/alca-neckstrap-radio-spark-mavic-pro-air-zoom-air2
2 – Tripé com suporte para tablet
Muitas vezes um piloto de drones acaba perdendo a concentração no que está fazendo porque o cliente tem uma necessidade ou curiosidade imensa de acompanhar passo a passo do que está sendo produzido. Porém, se o piloto está com o rádio controle e o dispositivo móvel na mão, os “espectadores” ficarão literalmente no seu pescoço, o que pode causar um grande desconforto e até riscos para a operação.
Usar um tripé com suporte para tablet possibilita que mais pessoas possam acompanhar a missão e alivia a pressão sobre o piloto.
Link para tripé de apoio ao piloto: https://loja.futuriste.com.br/tripe-para-pilotagem-de-drone
Link para o suporte de tablet para tripé: https://loja.futuriste.com.br/suporte-tablet-tripe-drone
3 – Óculos de FPV
Assim como o tripé, o óculos também pode ajudar muito na qualidade da apresentação do serviço e na tranquilidade de operação do piloto. Recomendamos o óculos de FPV apenas em situações onde o cliente irá utilizá-lo como forma de apresentação e imersão no trabalho produzido ou para os pilotos que irão voar para recreação ou racing.
É imprescindível que o piloto mantenha a visão espacial do ambiente para se prevenir de eventos corriqueiros como: ataques de aves, aproximação de outras aeronaves, percepção do clima e outros.
Profissionalmente são indicados óculos que possibilitem que o piloto continue com a transmissão do vídeo em outro dispositivo como o tablet e um bom exemplo é o DJI Goggles Racing Edition.
4 – Droneponto – um dos acessórios para pilotos de drones mais úteis
Este é um dos acessórios para pilotos de drones mais utilizados e isto é por vários motivos.
Os drones em sua maioria não são lacrados contra poeira e dependendo do local onde você irá voar você vai levantar muito pó ao pousar e decolar. Para tirar essa poeira que pode corroer placas e comprometer soldas, só abrindo o drone. Utilizar um droneponto diminui a quantidade de poeira levantada pelo drone.
Alguns terrenos irregulares podem possuir pedras pontiagudas que podem riscar ou quebrar a lente da sua câmera. Use o droneponto para diminuir este risco.
Profissionalmente o droneponto sugere um nível maior de organização e cuidado do operador.
Link para drone ponto / landing pad: https://loja.futuriste.com.br/drone-ponto-dronepad
5 – Cabos Extras
Não deixe que o seu voo ou pior, o seu serviço seja cancelado por problemas em um simples cabo! Este é um dos problemas mais comuns enfrentados pelos pilotos de drones.
Tenha sempre em mãos cabos extras e opte pela variedade, tenha cabos do tipo Apple e do tipo Android para caso você precise utilizar um dispositivo móvel diferente. Nunca se sabe!
6 – Guarda-Sol e Quebra-Sol para tela (sunshade)
O Sol pode ser um grande aliado dos pilotos de drone, mas ele cobra o seu preço. Dias de céu azul no Brasil significam bastante luminosidade
e calor, o que é bom para o voo e trágico para o operador desavisado.
Um exemplo excelente é ir até uma plantação de soja executar um serviço onde raramente haverá uma árvore ou uma estrutura que gere qualquer tipo de sombra para acolher o piloto e sua tela extremamente sensível a luminosidade.
Os raios solares podem causar queimaduras ao piloto e dependendo do objetivo inviabilizar totalmente a operação.
Portanto um guarda-sol e uma proteção para a tela do seu Drone valem muito a pena.
Lembretes extras: Óculos de Sol, Protetor Solar e Chapéu (de preferência que cubra as orelhas).
Link para Boné DJI: https://loja.futuriste.com.br/bone-piloto-drone-dji
7 – Repelente
A música diz que “moramos em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza” e isto é a pura realidade! Mas um país tropical também tem uma característica marcante: Mosquitos!
Insetos de todos os tamanhos e humores podem acabar com a sua missão. Imagine uma nuvem de borrachudos (aquele mosquitinho parecido com a mosca de banana, mas que morde pra valer) com a missão de se alimentar, no momento que você está em uma praia paradisíaca de Ilhabela pegando os melhores takes aéreos para o casamento do ano. Eles vão te lembrar que o repelente é item fundamental no seu kit de trabalho.
8 – Cartões de Memória Extras
É necessário ter pelo menos dois cartões na sua lista de equipamentos pelos seguintes motivos:
- Cartões de memória podem aleatoriamente parar de funcionar;
- Você pode ter esquecido de copiar os arquivos do seu último trabalho, está sem espaço para realizar o serviço atual e não poderá formatar o cartão de memória;
- Caso a missão possua um piloto auxiliar, é possível trocar os cartões e fazer uma análise da qualidade das imagens já no computador, sem parar a operação.
Link para cartão de memória: https://loja.futuriste.com.br/cartao-de-memoria-sd-card-64gb-sandisk
9 – Filtros ND
Existem filtros para todos os tipos de luminosidade, reflexo de água e raios solares.
A diferença de definição de uma imagem aérea, quando utilizado o filtro correto, para uma imagem sem filtro é visível.
Principalmente naqueles dias com muita luz ou quando as imagens forem feitas próximas de praias ou lagos, os filtros são indispensáveis para obter um bom resultado.
Link para filtro ND – Mavic 2 Pro: https://loja.futuriste.com.br/kit-filtros-lente-dji-mavic-2-pro-ND-UV-CPL
Link para filtro ND – Mavic 2 Zoom: https://loja.futuriste.com.br/kit-filtro-ND-polarizadores-dji-mavic-zoom
10 – Case para Drone e Acessórios
Alguns drones já vêm com um case bem razoável para organizar a aeronave junto com os componentes.
Outros dão a impressão que as fabricantes simplesmente não sabiam o que fazer para acomodar tudo o que oferecem nos kits dos drones e acabam ficando separados em bolsas, caixas e sacolas, o que complica a vida do piloto que precisa de mobilidade no campo de ação.
Como solução existem muitos cases diferenciados no mercado. Há opções para resistir a impacto, a prova d’água e outros para aumentar a mobilidade do piloto, como o caso das mochilas.
Um equipamento de trabalho bem organizado em um case apresentável, demonstra organização e profissionalismo.
Link para case Mavic 2 Pro / Zoom: https://loja.futuriste.com.br/case-rigido-dji-mavic-2
Link para Maleta de alumínio impermeável Mavic 2 Pro / Zoom: https://loja.futuriste.com.br/maleta-case-aluminio-dji-mavic-2-pro-zoom-a-prova-de-agua
11 – Extensor de trem de pouso
Dentre os acessórios para pilotos de drones, este é um dos que a opinião sobre a necessidade de uso vai variar muito de acordo com o equipamento, o terreno e o piloto.
Drones como o Mavic (todas as versões) e o Inspire podem ter necessidade vital de acoplar uma extensão de trem de pouso.
O Mavic sofre com seus trens de pouso curtos em terrenos com lama, pedras pontiagudas e água. Já com o Inspire, caso você vá utilizar o gimbal Zenmuse X5, perceberá que a câmera toca o chão no momento de pousos e decolagens, podendo comprometer os eixos do gimbal ou a lente da câmera.
No entanto, qualquer componente extra que é utilizado em um drone implica diretamente em aumento de peso e consequente pequena perda de autonomia.
Cabe ao piloto decidir se vale a pena ou não utilizá-lo.
Link para extensor de trem de pouso Mavic 2 Pro / Zoom: https://loja.futuriste.com.br/extensor-trem-de-pouso-mavic-2-pro-zoom
12 – Power Bank
Se você vai fazer um trabalho que leva bastante tempo, precisa se preocupar com a quantidade de baterias que vai levar para conseguir atender toda a demanda de voo.
Além do drone, outros equipamentos também vão precisar de fonte de energia para continuarem até o fim, como tablets e celulares.
Portanto, um power bank com boa capacidade de armazenamento (existem no mercado alguns capazes de carregar até oito vezes um celular) e competente na velocidade de carregamento (recomendo pelo menos 2A de corrente) é importantíssimo.
Obs.: Não se esqueça de colocar no seu checklist que você tamém precisa carregá-lo antes de sair para o trabalho!!
13 – Kit de Ferramentas
Para corrigir pequenos problemas que podem ocorrer com o seu equipamento, é interessante portar itens como chaves allen, chaves torx, um alicate, um martelo e um canivete.
Link para kit de ferramentas para drones: https://loja.futuriste.com.br/jogo-de-ferramentas-chaves-para-drone
14 – Kit de Primeiros Socorros
Pequenos cortes, picadas de insetos, pancadas e quedas fazem parte da rotina dos pilotos de drones.
Mas não só os acidentes de percurso podem atrapalhar uma operação bem sucedida, também existem as indisposições estomacais, dores de cabeça e febre.
Uma listinha básica para um bom kit de primeiros socorros seria:
- Curativo adesivo
- Pomada para escoriações
- Pomada para picadas de insetos
- Analgésico
- Anti-ácido
- Anti-térmico
15 – Anemômetro
Um piloto de drones experiente acaba desenvolvendo uma boa noção de intensidade do vento e conhece os limites da sua aeronave.
Mesmo assim, pode acontecer de durante uma missão um vento forte repentino começar a soprar e um cliente ansioso para obter as imagens aéreas não concorde com a interrupção das atividades.
O anemômetro sinaliza apenas a velocidade do vento em solo, porém se já há um vento muito forte embaixo, certamente a 60 ou 80 metros de altura o vento estará muito pior. Portanto o anemômetro é uma excelente evidência da velocidade do vento para se certificar do momento certo de paralisar a operação do seu drone.
Agora que já sugeri alguns dos principais acessórios para pilotos de drones, que tal você contribuir com o post e sugerir mais alguns itens interessantes para ajudar toda a comunidade de pilotos?
Sempre voe com segurança e responsabilidade!
Autor: Leonardo F. Minucio
Chief Operations Officer e Co-Founder da Futuriste
Colaboração: Equipe Futuriste
Pingback: Apps da DJI + smartphones e tablets compatíveis - Blog da Futuriste