O Desafio do Primeiro Drone
Escolher o primeiro drone é uma tarefa complicada, assim como todas as coisas que fazemos pela primeira vez na vida.
Muitas marcas, modelos, características e configurações, mas com o tempo você vai se familiarizando com os principais drones e a escolha do seu primeiro equipamento vai se tornar mais clara.
Este nosso post vai te ajudar a tomar a melhor decisão.
1 – Defina o objetivo de utilização do drone
O melhor drone para o seu uso não é necessariamente o mais caro ou o mais barato e sim o drone que atende melhor as suas necessidades de uso.
Existem drones que são mais apropriados para foto e filmagem aérea convencional, outros para realizar inspeções em ambientes industriais e edificações, também há drones para monitoramento de segurança, mapeamento aéreo e a lista ainda vai longe…
Se você tiver pelo menos uma noção inicial do que vai fazer, a lista de opções para a compra do seu primeiro drone já vai diminuir bastante.
2 – Defina o valor que você tem ou deseja investir no primeiro drone
Você encontrará drones dos mais variados valores, no entanto após você identificar o seu objetivo de uso e um limite de orçamento para a
compra do primeiro drone, você já vai enxergar mais claramente os modelos que reúnem estas características de preço e tipo de uso.
3 – Comece com um drone de valor menor
Sugerimos que você inicie com um drone um pouco mais simples e com valor menor, desta maneira arrisca menos, ganha experiência de pilotagem, poderá realizar os primeiros serviços e economizar para comprar um modelo superior.
4 – Escolha um drone mais dinâmico
Alguns modelos de drones permitem realizar mais tipos de serviços pois possuem câmeras e sensores intermediários, ou seja, possibilitam que você atue com o mesmo drone em um serviço de foto e filmagem aérea de qualidade, realize a inspeção da fachada de um prédio e até utilize o drone para um possível monitoramento de segurança.
Exemplos: Drones DJI Air 3S, DJI Mini 4, DJI Mavic 3.
Os drones acima possuem ótima câmera com zoom relevante e excelente tempo de voo, que são características importantes para realizar os serviços citados.
5 – Realize um treinamento e pilote modelos diversos
Provavelmente a melhor maneira de escolher o seu drone é fazendo um “test pilot”. Apesar do trocadilho, alguns treinamentos (como é o caso do da Futuriste) permitem que você pilote modelos variados de drones, o que somado com com a ajuda técnica dos instrutores, facilite muito a escolha do seu primeiro drone.
Sugerimos inclusive que antes de adquirir o seu primeiro drone, você faça um treinamento para que o seu conhecimento também conte bastante para você tomar uma decisão correta.
6 – Item bônus
Uma outra possibilidade que vem sendo bem aceita e utilizada por quem está começando é adquirir um drone usado. Você poderá ter acesso a equipamentos muito bons, por valores bem menores.
Leia nosso post sobre drones usados para entender as vantagens e desvantagens.
Por: Leonardo F. Minucio
Diretor e Co-Founder da Futuriste
Colaboração: Equipe Futuriste