Baterias de Lítio-Metal prometem dobrar tempo de voo dos Drones
- 11 de fevereiro de 2019
- Posted by: lminucio
- Category: Tecnologia

Nova tecnologia promete dobrar a capacidade das baterias atuais
Uma nova startup sediada em Massachusetts está buscando virar o jogo e revolucionar o Mercado de Drones, graças ao seu avançado projeto de desenvolvimento de baterias de lítio-metal. A SolidEnergy Systems afirma ser a primeira empresa a fabricar baterias de lítio-metal com finalidade comercial e uma de suas primeiras aplicações será o Drone.
Com influência do MIT, a SolidEnergy Systems deve ser considerada um seríssimo player no campo de desenvolvimento de baterias de alto desempenho como as de lítio-metal. Os engenheiros da empresa afirmam que esta nova bateria possui duas vezes a capacidade energética de uma bateria de lítio-íon, o que é um grande salto em termos de armazenamento de energia.
Tamanho da bateria também é importante quando falamos de drones
As novas baterias de lítio-metal também possuem vantagem em relação ao tamanho, podendo ser um item fundamental na miniaturização de aplicações e componentes. Para se ter uma ideia, para armazenar a mesma quantidade de energia de uma bateria de lítio-íon, basta uma bateria de lítio-metal com a metade do seu tamanho.
Fornecer mais energia aos Drones significa a melhoria de uma série de condições críticas operacionais causadas devido a baixa capacidade de armazenamento e grandes dimensões de baterias como as de lítio-íon. Além de dobrar o tempo de voo, esta nova categoria de baterias pode garantir que projetos de nano-tecnologia com drones tenham a necessidade energética suprida e consigam sair do papel e do campo das ideias.
Atualmente a SolidEnergy Systems está fornecendo baterias de lítio-metal para fabricantes de drones que estão se especializando em disponibilizar acesso para internet em áreas rurais e remotas.
Investimento de U$ 50 milhões nas novas baterias
Fundada em 2012, a SolidEnergy Systems levantou U$ 50 milhões em investimento para o desenvolvimento da nova tecnologia de baterias. O detalhe de sua grande inovação é a capacidade de substituir o grafite comum nas baterias de lítio-íon com uma folha de lítio-metal.
Mesmo as novas baterias atualmente possuindo um valor elevado devido a sua baixa produção, muitos fabricantes de drones têm aceitado pagar o alto preço pela nova tecnologia, segundo um dos fundadores da empresa.
Atualmente as baterias estão sendo fabricadas em Woburn – Massachusetts, mas a empresa planeja aumentar sua produção fabricando seu produto na Ásia.
[…] da FAA descreve que quanto mais a tecnologia dos drones evolui, aumenta seus níveis de segurança, sua autonomia e a integração com outros sistemas, novos modelos de negócio começam a surgir, tais como […]