Como desbloquear o No Fly Zone do seu Drone DJI

Empresa de Drones Chinesa permitirá desbloquear o No Fly Zone em voos profissionais

Em 2013 a gigante de drones implementou seu sistema de Geofence e de lá pra cá, vem recebendo muitos elogios e críticas por parte de autoridades, usuários profissionais e usuários comuns. Para muitos tornou-se uma obsessão descobrir uma maneira de desbloquear o no fly zone da DJI.

Se analisarmos os benefícios que o sistema traz para a segurança, é de se aplaudir a atenção dada pela DJI aos principais aeroportos do mundo, sistemas prisionais, usinas nucleares, algumas zonas de conflito, estádios e áreas de desastre. Responsável por 70% do market share do Mercado mundial de Drones, a DJI preserva sua marca e o setor, não permitindo que suas aeronaves aproximem-se de áreas de risco.

No entanto, vários tipos de serviços acabam sendo impossíveis de serem realizados a partir do momento que os Drones não permitem a decolagem em localidades próximas às No Fly Zones.

Drone invade a Casa Branca - Whashington DC - USA
Drone invade a Casa Branca em Washington DC – USA

Demandas de dentro dos próprios aeroportos, tais como inspeções de aeronaves, mapeamento e modelagem da área para modificações de arquitetura e engenharia, inspeções das instalações dos terminais e outros serviços acabavam sendo impossíveis de realizar com Drones da DJI e isto abria a possibilidade para que Drones de marcas alternativas e até Drones fabricados exclusivamente para voar em No Fly Zones, executassem as tarefas e saíssem com as glórias das missões.

Drone força cancelamentos em Congonhas
Drone força cancelamento de voos em Congonhas – SP

Pensando em missões profissionais, devidamente aprovadas e liberadas por responsáveis pelos locais considerados No Fly Zone, a DJI criou uma autorização especial e garante que a partir do envio de toda a documentação necessária, a liberação do sistema do Drone para a execução do voo ocorrerá em até 30 minutos.

Hoje um sistema de comunicação do Drone com satélites realiza o bloqueio dos voos em No Fly Zones e a partir de agora, profissionais que necessitarem realizar missões especiais nestes locais, terão exclusivamente o seu Drone liberado para voo por um determinado período.

O serviço de desbloqueio do Geofence dos Drones DJI, está disponível no endereço online www.dji.com/flysafe/custom-unlock. Você deverá informar dados pessoais, dados do seu Drone, o período necessário de desbloqueio, o motivo da solicitação e os documentos de liberação dos responsáveis pelo local onde há a restrição de voo, como um aeroporto por exemplo.

Formulário de solicitação de desbloqueio de No Fly Zone na DJI

Como desbloquear o No Fly Zone do seu Drone

Ainda não testamos o sistema para comprovar sua real funcionalidade e aderência às regras Brasileiras de utilização de Drones, desta forma lembramos que é importante verificar o local do voo e se a área possui restrições.

O Brasil possui uma das legislações mais completas e flexíveis do mundo em relação aos Drones, por isso aconselhamos a utilização dos sistemas SISANT da ANAC e SARPAS do DECEA para a regularização do seu voo. Somos os responsáveis diretos pela continuidade do sucesso e desenvolvimento do setor de Drones, que é criticamente dependente de segurança.

Para quem ainda não sabe como fazer a regularização do seu Drone, indicamos os vídeos abaixo que possuem um passo a passo simples e muito útil.

Também é aconselhável procurar conhecimento técnico com profissionais ou treinamento antes de começar a voar profissionalmente ou mesmo por hobby. Desta maneira você poderá garantir uma maior segurança pessoal, para o seu drone e para as pessoas e propriedades em solo.

Cadastro na ANAC:

Cadastro no DECEA – vídeo 1

Cadastro no DECEA – vídeo 2

 

Por: Leonardo F. Minucio
Diretor e Co-Founder da Futuriste

Colaboração: Equipe Futuriste

5 comentários em “Como desbloquear o No Fly Zone do seu Drone DJI

  • fevereiro 16, 2019 em 7:10 pm
    Permalink

    Boa tarde, preciso desbloquear uma área em específico por um curto espaço de tempo. trabalho com mapeamento vivo disto. Emfim tem cidade que o aeroporto é muito próximo ou melhor dentro da cidade. Tem casos que vou fazer o mapa da cidade e o aeroporto não deixa que eu voe . Neste caso para mim fotografar a área do aeroporto é impossível. Pois bem teria como fazer tal desbloqueio por 20 minutos . claro que tomando cuidado em saber quando haverá pouso e decolagem. DETALHE TO FALANDO DE CIDADES MUITO PEQUENAS NO INTERIOR. ONDE TEM CASOS DE PASSAR MESES SEM POUSAR UM AVIÃO. NÃO TO FALANDO DE AEROPORTO GRANDE . OK.

    Resposta
    • março 13, 2019 em 1:52 pm
      Permalink

      Sim, tudo depende de providenciar a documentação junto aos responsáveis pelos aeródromos e submetê-los DJI solicitando o desbloqueio durante um espaço de tempo.

      Resposta
  • abril 4, 2019 em 10:59 pm
    Permalink

    Esto de las No Fly Zones para con los drones DJI es muy importante saberlo. Soy de Mexico y aun estoy aprendiendo sobre drones, los DJI son los que mas me llamaron después de ver varios de diferentes marcas de drones. Gracias por compartir esta info, es muy bueno saberlo.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *