Comparação de Drones DJI – Guia Completo

Comparação de Drones – Saiba as diferenças entre os Drones da DJI

Está com dúvidas entre comprar um DJI Mavic 2 Pro, Mini 2, Phantom 4 Pro ou Mavic Air 2? Veja nossas dicas antes de tomar sua decisão e faça a comparação de Drones aqui.

A compra de um Drone é um investimento de médio a alto custo para quem está começando no setor e sempre vai levar a diversos questionamentos de qual o melhor custo-benefício para a atividade que você irá exercer.

Existem diferenças importantes em câmera, tempo de voo, portabilidade e outras características, que certamente sendo bem analisadas vão te direcionar para o Drone mais apropriado.

comparação de drones

Elaboramos algumas perguntas que vão te ajudar a tomar uma decisão:

Qual o meu objetivo com o Drone?
Sabendo o seu objetivo de utilização do Drone, você poderá decidir entre modelos voltados ao hobby ou a utilização profissional.

Qual o nível de detalhe e qualidade de imagem que eu necessito?
Nem sempre você precisará do modelo top de qualidade em imagem. Lembrem-se que o Phantom 3 Pro, por exemplo, já esteve no seu auge e bem utilizado podia produzir imagens de grande qualidade e atender a maioria das demandas.

Que tipo de terreno ou ambiente precisarei voar?
Se você fará voos entre prédios, certamente precisará de um Drone que tenha melhor qualidade de sinal de rádio e possivelmente que tenha zoom em sua câmera para te manter afastado das estruturas, como é o caso do Mavic 2 Zoom.

Se você utilizará o Drone de maneira mais esportiva, como escaladas, trilhas e montanhismo, um Drone mais leve ou mais portátil poderá ajudar muito na logística. Se o seu caso for um ambiente com muito vento por exemplo, um Drone maior e com maiores hélices poderá garantir maior estabilidade na missão.

Quanto tenho para investir?
Não adianta nada querer um Inspire 2 se você só tem dinheiro para comprar um Spark. Portanto comece devagar, gere renda e lucre com um Drone mais barato e depois invista em um equipamento de maior valor.

Quem é meu cliente final?
Se você vai prestar serviço para grandes empresas, definitivamente você deverá fugir de Drones que remetem ao hobby. Drones mais robustos ajudam a impressionar o cliente e passar a ideia de profissionalismo.

Nós da Futuriste elaboramos tabelas de comparação de drones para te ajudar a escolher melhor o seu Drone.

Veja a tabela de comparação de drones de acordo com a câmera:

comparação de drones por câmera

Ressaltamos que todos os quatro drones possuem excelente qualidade de imagem, mas novamente a questão é o seu objetivo na utilização do drone.

Se você pensa em utilizar drones para gerar imagens profissionais para publicidade, TV ou casamentos, nossa sugestão seria o Mavic 2 Pro ou o Phantom 4 Pro.

Caso você precise gerar imagens aéras mais simples, como para imobiliárias, acompanhamentos de obras ou turismo, você pode optar pelo Mavic Air 2 e também opcionalmente pelo Mini 2.

Já se sua necessidade for mais técnica, como para serviços de mapeamento aéreo e topografia, devido ao diferencial do sensor de 1 polegada, suas opções novamente seriam Mavic 2 Pro e Phantom 4 Pro.

Veja a tabela de comparação de drones de acordo com as características técnicas dos drones:

comparação de drones por características técnicas

Repare que nas características mais importantes, como autonomia e resistência ao vento, os drones são muito parecidos. Dois outros itens importantíssimos que podemos destacar acima são os sensores de visão, que garantem maior segurança ao seu drone e a portabilidade caso a aeronave seja dobrável.

Nestes itens destacam-se os drones Mavic 2 Pro e Mavic Air 2.

Veja a tabela de comparação de drones de acordo com as características gerais dos drones:

comparação de drones por características gerais

Dos itens acima, dois que chamam muita atenção são o App de navegação, que pode ser o DJI GO 4 nos casos do Phantom 4 Pro e do Mavic 2 Pro e o DJI Fly para o Mavic Air 2 e o Mini 2. O app DJI GO 4 possui mais opções de configurações e ainda permite a compatibilidade com aplicativos externos, como é o caso de apps de planejamento de missões para voos autônomos (DroneDeploy, Pix4D, etc).

Claro que não poderíamos ficar sem citar a comparação dos drones em relação ao preço! Como já enfatizamos, é um fator muito decisivo dadas as características dos drones e seu objetivo de uso. Grande destaque neste item para os drones Mini 2 e Mavic Air 2.

E aí, conseguiu ter uma luz com a nossa comparação de drones? Deixe seu comentário sobre qual será sua próxima aeronave!

 

Por: Leonardo F. Minucio
Diretor e Co-Founder da Futuriste

Colaboração: Equipe Futuriste

Co-Founder da Futuriste e autor do artigo - Leonardo Minucio