DJI Phantom 4 Pro – Por que o queremos de volta?

DJI Phantom 4 um drone de sucesso

O que você acha da família DJI Phantom, desenvolvida para revolucionar o conceito de drones multirotores?
Qualidade? Confiabilidade? Manutenção? Robustez? Preço?

DJI Phantom 3

A história dos drones mudou em 2016. O que o mercado oferecia de melhor até então, para trabalho ou lazer, era um equipamento em sua terceira versão, o DJI Phantom 3, bruto no visual e na qualidade de voo, ainda meio apegado ao aeromodelismo, em estágio inicial para obter boas fotos em 12MP ou bons vídeos em Full HD ou 4K, com o primeiro realmente bom estabilizador de imagens, o tal do gimbal de três eixos.

Família DJI Phantom 3

DJI Phantom 4

Eis que em Março de 2016, a DJI lança a primeira versão do Phantom 4. Uma revolução!

Acabamento primoroso e refinado, ao mesmo tempo robusto e imponente, arquitetura moderna, porte profissional, estabilizador de imagem redesenhado, discreto e eficiente.

Confiável ao extremo, afinal contava com sensor de obstáculo frontal! Um verdadeiro lord em voo, graças à nova eletrônica embarcada e um novo modelo de bateria.

Família DJI Phantom 4

Aqueles que já tinham experimentado o DJI Phantom 3 sentiram um impulso incontrolável em pilotar um DJI Phantom 4.

Prestadores de serviços que utilizavam drones queriam apresentá-lo a seus clientes como um novo e definitivo horizonte na captação de imagens aéreas.

O sucesso foi imediato e o tamanho deste sucesso levou a DJI, em poucos meses, a lançar dois novos integrantes da família: o DJI Phantom 4 Advanced e o DJI Phantom 4 Pro, com as melhores câmeras do mercado (referência até hoje).

O mercado viu a expansão desta família como uma continuidade sem precedentes: acessórios e baterias compatíveis entre três modelos de equipamentos, lançados e vendidos ao longo de dois anos?

E o que falar da manutenção do DJI Phantom 4? Tantos equipamentos foram vendidos que o mercado de peças e componentes (oficial e paralelo) cresceu no mesmo ritmo e ainda hoje a oferta é enorme.

Mas na indústria todo produto tem um ciclo de vida.

Curso de Drone

Mavic 2: Zoom, Pro e Enterprise Dual

No segundo semestre de 2018 a DJI lançou um renovado e (muito) melhorado Mavic, uma nova referência em drones.

Se a demanda pede uma câmera com zoom, utilize o DJI Mavic 2 Zoom. Se a demanda pede uma câmera espetacular, utilize o DJI Mavic 2 Pro. Precisa de uma imagem térmica? Utilize o Mavic 2 Enterprise Dual.

Qualquer um deles possui mais recursos e voa melhor que o DJI Phantom 4 Pro e ainda cabem na mochila.

DJI MAVIC 2

Entra o DJI Mavic 2, sai o DJI Phantom 4. A partir deste momento o único modelo disponível do DJI Phantom 4 era o RTK, que prometia trabalhos com precisão absoluta, (quase) sem equipamentos adicionais em solo. Praticamente quatro vezes mais caro que o DJI Phantom 4 Pro.

Em 2019 foi a vez do DJI Phantom 4 Pro com câmera multiespectral.

Com a saída do Phantom 4 Pro o mercado esperava mesmo era o lançamento subsequente de um DJI Phantom 5. Talvez com câmeras ou lentes intercambiáveis.

Tecnicamente por conta da expectativa de um modelo ainda mais profissional, com novos recursos e tão robusto quanto seu antecessor e historicamente por conta de sua confiabilidade.

Ainda em 2019, rumores diziam que a DJI havia desistido da plataforma Phantom, ou por conta de problemas na fabricação da câmera, ou devido ao escândalo interno de corrupção.

Mas para surpresa de todos, na edição de 2020 da CES, a DJI anunciou que o “icônico” Phantom 4 Pro V2, voltará a ser produzido.

Difícil dizer o motivo, mas provavelmente perceberam que era melhor voltar a produzir um equipamento que já foi carro-chefe da empresa e que ainda possui demanda, do que esperar pelo amadurecimento de um novo projeto para cobrir esta faixa de mercado.

A nós resta saber se o DJI Mavic 2 já não assumiu o posto.

Veja aqui o comparativo com o DJI Mavic 2 Pro, lançado pela própria DJI, em 07/01/2020:

https://store.dji.com/guides/phantom-4-pro-v2-vs-mavic-2-pro/

 

Autor: Equipe Futuriste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *